Roda de conversa - 24/05/2014
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
HORÁRIO
|
AÇÃO
|
7:00 – 7:30
|
PDDE
|
7:30 – 8:00
|
FESTA JUNINA
|
8:00 – 9:00
|
VIDEO/ EXPOSITIVA E ESTUDO EM
GRUPO
|
9:00 – 9:20
|
LANCHE
|
9:20 – 11:00
|
PLENARIA (10 MINUTOS CADA GRUPO)
|
Tema: Pedagogia de Projetos
• Visão histórica e metodológica de projeto
AÇÃO
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
ESTRATÉGIA
|
RECURSOS
|
DURAÇÃO
|
Pedagogia de projetos
|
Proporcionar a identificação
das contribuições de grandes educadores para o desenvolvimento de projetos
envolvendo suas distintas instâncias na educação e respectivas
inter-relações.
|
· Visão
histórica e metodológica de projeto
|
Expositiva
Focus groups
|
Formar 10 grupos de estudos
Cada grupo terá 45 minutos para
ler e discutir o tema
Após a discussão apresentar o
resultado aos demais em 10 minutos
cada grupo
Plenária
|
Data show
|
3 horas
|
Grupo 1 - Johann Pestalozzi (1746-1827)
Grupo 2 - Friedrich Froebel (1782-1852)
Grupo 3 - John Dewey (1859-1952)
A principal contribuição de John Dewey
é que o mesmo vê a criança como um todo
e que essa criança deve ser educada de tal forma a abranger o crescimento físico emocional e
intelectual.
A teoria e a prática devem andar
juntas, pois o aprendizado se dá compartilhando experiências num ambiente
democrático.
O papel da escola deveria ser de
ensinar a criança a viver no mundo transformando sua realidade e o papel do
professor e o de mediar essa transformação.
Angélica Lisboa de Oliveira De
Arruda
Josely Conceição da Costa
Vanda da Silva Araujo
Grupo 4 - Maria Montessori (1870-1952)
Grupo 5 - Ovide Decroly (1871-1932)
Grupo 6 - Célestin Freinet (1896-1966)
O MESTRE DO TRABALHO E DO BOM SENSO
Segundo o pedagogo francês
Célestin Freinet (1896-1966), é importante trabalhar o lúdico. Ele difundiu
muitos conceitos para as escolas, como: aulas-passeio (ou estudos de campo),
dos cantinhos pedagógicos e da troca de correspondência entre escolas.
Com o seu projeto,
motivou-se educadores a identificarem com a corrente da Escola Nova, que teve
resistência nas primeiras décadas do século 20, contra o ensino tradicional,
este deu oportunidade ao professor a uma educação mais ativa em torno do aluno.
Freinet, a importância da educação era a
formação de cidadãos críticos, não se preocupava em seguir métodos científicos,
dedicou sua vida a métodos técnicos, buscando o elo entre escola e família. Ele
tinha como objetivo a Pedagogia do Bom Senso, onde a aprendizagem resulta uma
relação dialética, ação e pensamento, ou teoria e prática. Sendo a história
pessoal do aluno, sempre em primeiro lugar.
O pedagogo francês somou ao ideário da
escola novistas uma visão marxista e popular tanto da organização da rede de
ensino como do aprendizado em si. Sempre acreditando que na importância de
transformar a escola por dentro, pois é exatamente nela que se “manifestam as contradições
sociais" Na teoria de Freinet, o
trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano, a ponto de ele defender, em
contraste com outros pedagogos, incluindo os da Escola Nova, que "não é o
jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho". Seu objetivo declarado
é criar uma "escola do povo".
Foi observador de Jean
Piaget, que teve como a teoria do conhecimento uma minuciosa observação
científica. A sua pedagogia fundamentava-se em quatro eixos: cooperação –
(construir o conhecimento comunitário); comunicação – (formaliza-lo
transmiti-lo e divulga-lo); documentário – (registro diário dos fatos
históricos); e a afetividade - (convívio entre pessoas e delas com o
conhecimento).
Isabel Garcia De Farias
Ivone Antonia Barboza
Mairi Suze A. Souza
Grupo 7 - Jean Piaget (1896-1980)
Grupo 8 - Lev Vygotsky (1896-1934)
Grupo 9 - Paulo Freire (1921 -1997)
Grupo 10 - Fernando Hernandez
26/04/2014
"LEITURA E ESCRITA, CHAVE PARA O SUCESSO"
GRUPO 10 AUTOR: FERNANDO HERNANDEZ
ResponderExcluirPARTICIPANTES: DIANA RAMOS DA SILVA , LUCELMA DE OLIVEIRA REZENDE, RUBIA GLAUCIA R. DE L. FARIA
A principal proposta é reorganizar o currículo de projetos ao invés das tradicionais disciplina.
O autor se baseia nos ideais de John Dewey que defendia a relação da vida com a sociedade. O modelo de estudo propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos para se transformar num pesquisador.
A sugestão do autor é determinar um assunto que seja sugerido pelo mestre ou pelos alunos, isso visa estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas. Cabe a nós educador saber onde queremos chegar.
Porém o tema não basta ser do “gosto do aluno” se não despertar curiosidade dos mesmos para novos conhecimentos.
Deve se ter uma interatividade entre alunos e professores quanto a perguntas e respostas a medida que o projeto avança. O objetivo é aprendizagem por meio de pesquisas pré-definidas pela escola podendo ou não ser interdisciplinar, pesquisas em grupos e individualmente, seminários e exposições.
Ao final a avaliação sobre a aula é feita através de um relatório, ou outra forma de expressão
A principal proposta é reorganizar o currículo de projetos ao invés das tradicionais disciplina.
ResponderExcluirO autor se baseia nos ideais de John Dewey que defendia a relação da vida com a sociedade. O modelo de estudo propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos para se transformar num pesquisador.
A sugestão do autor é determinar um assunto que seja sugerido pelo mestre ou pelos alunos, isso visa estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas. Cabe a nós educador saber onde queremos chegar.
Porém o tema não basta ser do “gosto do aluno” se não despertar curiosidade dos mesmos para novos conhecimentos.
Deve se ter uma interatividade entre alunos e professores quanto a perguntas e respostas a medida que o projeto avança. O objetivo é aprendizagem por meio de pesquisas pré-definidas pela escola podendo ou não ser interdisciplinar, pesquisas em grupos e individualmente, seminários e exposições.
Ao final a avaliação sobre a aula é feita através de um relatório, ou outra forma de expressão