Translate

RODA DE CONVERSA 2014


Roda de conversa - 24/05/2014


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
HORÁRIO
AÇÃO
7:00 – 7:30
PDDE
7:30 – 8:00
FESTA JUNINA
8:00 – 9:00
VIDEO/ EXPOSITIVA E ESTUDO EM GRUPO
9:00 – 9:20
LANCHE
9:20 – 11:00
PLENARIA (10 MINUTOS CADA GRUPO)


          Tema: Pedagogia de Projetos
          • Visão histórica e metodológica de projeto


AÇÃO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS

METODOLOGIA
ESTRATÉGIA
RECURSOS
DURAÇÃO
Pedagogia de projetos
Proporcionar a identificação das contribuições de grandes educadores para o desenvolvimento de projetos envolvendo suas distintas instâncias na educação e respectivas inter-relações.
· Visão histórica e metodológica de projeto

Expositiva
Focus groups
Formar 10 grupos de estudos
Cada grupo terá 45 minutos para ler e discutir o tema
Após a discussão apresentar o resultado aos demais  em 10 minutos cada grupo
Plenária

Data show
3 horas


Grupo 1 - Johann Pestalozzi (1746-1827)

Grupo 2 - Friedrich Froebel (1782-1852)

Grupo 3 - John Dewey (1859-1952)



A principal contribuição de John Dewey é que o mesmo vê a criança  como um todo e que essa criança deve ser educada de tal forma a  abranger o crescimento físico emocional e intelectual.
A teoria e a prática devem andar juntas, pois o aprendizado se dá compartilhando experiências num ambiente democrático.
O papel da escola deveria ser de ensinar a criança a viver no mundo transformando sua realidade e o papel do professor e o de mediar essa transformação.


Angélica Lisboa de Oliveira De Arruda
Josely Conceição da Costa
Vanda da Silva Araujo




Grupo 4 - Maria Montessori (1870-1952)

Grupo 5 - Ovide Decroly (1871-1932)

Grupo 6 - Célestin Freinet (1896-1966)



O MESTRE DO TRABALHO E DO BOM SENSO

Segundo o pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966), é importante trabalhar o lúdico. Ele difundiu muitos conceitos para as escolas, como: aulas-passeio (ou estudos de campo), dos cantinhos pedagógicos e da troca de correspondência entre escolas.
Com o seu projeto, motivou-se educadores a identificarem com a corrente da Escola Nova, que teve resistência nas primeiras décadas do século 20, contra o ensino tradicional, este deu oportunidade ao professor a uma educação mais ativa em torno do aluno.
Freinet, a importância da educação era a formação de cidadãos críticos, não se preocupava em seguir métodos científicos, dedicou sua vida a métodos técnicos, buscando o elo entre escola e família. Ele tinha como objetivo a Pedagogia do Bom Senso, onde a aprendizagem resulta uma relação dialética, ação e pensamento, ou teoria e prática. Sendo a história pessoal do aluno, sempre em primeiro lugar.
O pedagogo francês somou ao ideário da escola novistas uma visão marxista e popular tanto da organização da rede de ensino como do aprendizado em si. Sempre acreditando que na importância de transformar a escola por dentro, pois é exatamente nela que se  “manifestam as contradições sociais"  Na teoria de Freinet, o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano, a ponto de ele defender, em contraste com outros pedagogos, incluindo os da Escola Nova, que "não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho". Seu objetivo declarado é criar uma "escola do povo".
Foi observador de Jean Piaget, que teve como a teoria do conhecimento uma minuciosa observação científica. A sua pedagogia fundamentava-se em quatro eixos: cooperação – (construir o conhecimento comunitário); comunicação – (formaliza-lo transmiti-lo e divulga-lo); documentário – (registro diário dos fatos históricos); e a afetividade - (convívio entre pessoas e delas com o conhecimento).   

Isabel Garcia De Farias
Ivone Antonia Barboza
Mairi Suze A. Souza



 Grupo 7 - Jean Piaget (1896-1980)

 Grupo 8  - Lev Vygotsky (1896-1934)

Grupo 9 - Paulo Freire (1921 -1997)

Grupo 10 - Fernando Hernandez


26/04/2014

"LEITURA E ESCRITA, CHAVE PARA O SUCESSO"

2 comentários:

  1. GRUPO 10 AUTOR: FERNANDO HERNANDEZ

    PARTICIPANTES: DIANA RAMOS DA SILVA , LUCELMA DE OLIVEIRA REZENDE, RUBIA GLAUCIA R. DE L. FARIA


    A principal proposta é reorganizar o currículo de projetos ao invés das tradicionais disciplina.
    O autor se baseia nos ideais de John Dewey que defendia a relação da vida com a sociedade. O modelo de estudo propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos para se transformar num pesquisador.
    A sugestão do autor é determinar um assunto que seja sugerido pelo mestre ou pelos alunos, isso visa estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas. Cabe a nós educador saber onde queremos chegar.
    Porém o tema não basta ser do “gosto do aluno” se não despertar curiosidade dos mesmos para novos conhecimentos.
    Deve se ter uma interatividade entre alunos e professores quanto a perguntas e respostas a medida que o projeto avança. O objetivo é aprendizagem por meio de pesquisas pré-definidas pela escola podendo ou não ser interdisciplinar, pesquisas em grupos e individualmente, seminários e exposições.
    Ao final a avaliação sobre a aula é feita através de um relatório, ou outra forma de expressão

    ResponderExcluir
  2. A principal proposta é reorganizar o currículo de projetos ao invés das tradicionais disciplina.
    O autor se baseia nos ideais de John Dewey que defendia a relação da vida com a sociedade. O modelo de estudo propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos para se transformar num pesquisador.
    A sugestão do autor é determinar um assunto que seja sugerido pelo mestre ou pelos alunos, isso visa estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas. Cabe a nós educador saber onde queremos chegar.
    Porém o tema não basta ser do “gosto do aluno” se não despertar curiosidade dos mesmos para novos conhecimentos.
    Deve se ter uma interatividade entre alunos e professores quanto a perguntas e respostas a medida que o projeto avança. O objetivo é aprendizagem por meio de pesquisas pré-definidas pela escola podendo ou não ser interdisciplinar, pesquisas em grupos e individualmente, seminários e exposições.
    Ao final a avaliação sobre a aula é feita através de um relatório, ou outra forma de expressão

    ResponderExcluir