Translate

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Aula do dia 10/07/2013

Filme: "Como estrela no céu toda criança é especial"

Para reflexão:
A sociedade nos impõe regras muitas vezes cruéis. Vivemos então, em um mundo de competições, em que apenas o melhor merece destaque. Mais somos melhores em que? O que dizer de nossas relações humanas? O que pensar das pessoas diferentes que não têm o potencial exigido pela sociedade? O que dizer de nossa educação. ela é suficiente para indicar qualidades humanas em pessoas rotuladas de inferiores? Como desenvolver a capacidade de aprendizagem das crianças disléxicas? Das pessoas "diferentes"? Como tornar a educação mais "humana" em nossas escolas?


35 comentários:

  1. Esse assunto tem que ser amplamente debatido não só entre nós profissionais da educação mais por toda a sociedade, talvez assim conseguiríamos caminhos menos dolorosos para esses alunos bem como família e nós sofredores da educação.
    Tenham ótimas férias e até mais.

    ResponderExcluir
  2. OLA PESSOAL...ESSE FILME E MARAVILHOSO, POR SE TRATAR DE UM ASSUNTO TAO SERIO, E POUCO DISCUTIDO NO BRASIL.A DISLEXIA FOI DEFINIDA COMO UM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LEITURA, ESCRITA E SOLETRAÇÃO, A DISLEXIA É UM DISTÚRBIO DE MAIOR INCIDÊNCIA NAS SALAS DE AULA NO MUNDO TODO, MUITAS VEZES CONFUNDIDA COMO RESULTADO DE UMA MÁ ALFABETIZAÇÃO, DESATENÇÃO OU FALTA DE MOTIVAÇÃO. SE NÃO FOR TRATADA ADEQUADAMENTE, PODE COMPROMETER A FASE ADULTA DA CRIANÇA.
    POR ISSO ESSE CURSO VEM NOS AUXILIAR A DETECTAR AS SUPOSTAS CRIANÇAS QUE PRECISAM DE AJUDA.
    A TODOS BOAS FERIAS

    ResponderExcluir
  3. Na nossa sociedade, espera-se da crianças que ao ingressar na escola desenvolva uma boa aprendizagem, porém em algum momento toda crianças poderá apresentar alguma dificuldade, o que é normal. Dentre as diversas dificuldades da aprendizagem, exite uma que atinge um grande número de crianças, que é a dislexia. A dislexia, sendo uma dificuldade específica de aprendizagem, está no âmbito da Educação Inclusiva, onde é assegurado aos educandos que os sistemas de ensino devem reestruturar sua organização para que todos possam aprender, porém muitas vezes a escola não percebe a natureza deste problema e tende a não intervir corretamente. O filme retrata uma parcela da realidade sobre o problema em questão, porém, em muitas vezes a dislexia não é identificada no momento adequado, na qual se torna um obstáculo para a sua resolução.

    ResponderExcluir
  4. O curso vem de encontro com nossas angústias, dúvidas e dificuldades em detectar e trabalhar com as crianças disléxicas. Essas crianças necessitam de atividades direcionadas às suas necessidades e de compreensão e carinho de todos os envolvidos no processo de aprendizagem , deve haver um elo entre a família e a equipe escolar.O filme foi ótimo e me proporcionou uma reflexão sobre a realidade que vivenciamos nas escolas.

    ResponderExcluir
  5. dislexia um assunto tão necessario ser discutidos nas escolas,se faz a necessidade do diagnostico com certa urgencia pois a criança pode ser muito prejudicada em sua aprendizagem e será sempre rotulada como incapaz...o filme nos mostra um lado da historia...nos leva a refletir sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Com o filme ficou claro pra mim q o disléxico só aprende com uma pessoa em q ele confie muito e valorize-o pelas suas outras habilidades.

    ResponderExcluir

  7. O Filme como uma estrela no céu toda criança é especial nos dá uma outra visão, de repente vemos alunos com certa dificuldade e acabamos agindo com ignorância, um certo preconceito.Sensibiliza-nos e nos faz refletir sobre nossas ações como seres humanos.

    ResponderExcluir
  8. Esse curso me faz cada vez mais a ter conhecimento como lidar com pessoas diferentes sem ter nenhum preconseitos pois todos são iguais,,,, No filme aprendi q devemos sempre passar confiança pro aluno pra eles sentirem seguro e desenvolver melhor sua habilidades.

    ResponderExcluir
  9. O Filme: "Como estrela no céu toda criança é especial" amplia nosso entendimento a respeito do universo do dislexo, e o mais importante, deixa evidente que a compreensão e disponibilidade da família são imprescindíveis para que o sujeito da ação educativa tenha êxito. Ficou explicito também que todos somos especiais de alguma forte e podem brilhar no céu como uma estrela, mas para isso é necessário um caminho que permita que esse brilho apareça!


    ResponderExcluir
  10. as vezes encontramos em nossos caminhos pequenas estrelas que deixamos passar despercebidas ,sem saber que sao nelas que encontramos,paz amor verdadeiro,animo,e coragem pra seguir adiante.

    ResponderExcluir
  11. No filme “Como Estrelas Na terra- Toda Criança é Especial” : Da pra fazer muitas leituras:
    Mostra um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças usa como forma de expressão a arte.
    Mostra uma escola tradicional com vários professores que não usa as novas metodologias.
    Mostra uma família que não compreende seu filho e o interna pra que se resolva o problema.
    Mostra o quando de tempo um profissional precisa pra se dedicar em sua profissão pra executar um bom trabalho e não somente 4 horas pra sua hora atividade.
    Mostra o comodismo e também o medo de inovar dos profissionais mais antigos.
    Mostra uma lição de vida incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. REFLEXÃO
    Ainda não sei em que sou melhor que um outro? Penso que em nada . Pois procuro fazer o melhor de mim mesma não gosto da comparações pois se sou ÚNICA neste planeta eu sou competitiva comigo mesma, daí tenho tentado me superar nas minhas dificuldades.
    Quanto as nossas relações sabemos que somos cruéis, somos maus somos verdadeiros vermes, mas somos humanos daí sou semelhante a Deus pois Ele diz em sua palavra que somos sua imagem e semelhança daí desde que tomei conhecimento da palavra de Deus isso tem feito uma mudança em minha vida, venho me policiando a cada momento pra ser melhor como pessoa, ser carinhosa, ser amável, ser generosa, ser caridosa, ser compreensiva, ser mais humilde, ter mansidão, promover a paz e ser gente.
    Penso que todas as pessoas são especiais e por sermos tão especiais é que somos bem diferentes e precisamos nos sentir amados , precisamos nos respeitar em nossas diferenças, quero dizer com o meu olhar, com o meu gesto e com o meu corpo todo em expressão pra quem entender SOMOS UNICOS E ESPECIAIS e isso se resume em AMAR.
    Ainda vai levar um tempo pra se ver, ou melhor, dizer pra melhorar as nossas concepções nas escolas pois desde que o mundo existe, essas diferenças também estão imposta, creio que isso é algo do ser humano que ainda não enxerga o outro como a ti mesmo, somente se vê, ainda estamos vivendo no nosso SUPER EGO por isso somos tão medíocres não somos como a formiga e nem como o bambu. Somos individualista, e egoísta temos muito a aprender. Precisamos viver de acordo com os princípios e mandamentos de Deus. Então vamos ser dignos de viver a PAZ que transcende todo entendimento.

    ResponderExcluir
  14. oi sou sonia soares, como todos que foram no curso e viram o filme"como estrela no céu toda criança é especial," sabemos que para sermos especais, basta alguem dar a chance de mostrar algo diferenciado, como aquele professor que deu a sua contribuição para aquele menino, para que a população percebesse a sua importancia na sociedade em que viviam.pois ele encontrou uma maneira de fazer com que aquele menino encontrasse a sua alegria para viver e deixasse a aquela tristeza que o acompanhava por toda a sua vida até ali.

    ResponderExcluir
  15. Erika paula, Realmente necessário se faz rever nossos conceitos, fazer reflexões e analisar se de verdade estamos sendo benção na vida desses alunos,porque temos que ter um olhar especial para eles e com isso aprenderemos muito mais sobre a vida e como os mesmos tambem, e o filme retrata isso com uma clareza muito grande, foi muito importante para mim assisti-lo, o professor de artes mostrou uma perseverança muito aplausiva e um olhar especial , enfim filme para refletirmos sobre todos e tudo.

    ResponderExcluir
  16. sobre o filme: E O SEU NOME É JONAS, nossa fiquei tao apreensiva junto com a mãe e depois super feliz também, quando mãe e filho realmente descobriram o que fazer e com agirem, realmente algo muito prazeroso de viver e trazer pro nossa realidade também tudo de bom este filme, comecei olhar diferente para os alunos especiais. eu recomendo..

    ResponderExcluir
  17. Roseli- Este filme"COMO ESTRELA NO CÉU, TODA CRIANÇA É ESPECIAL", claramente me mostra que o amor está acima de tudo.A sociedade só privelegia o melhor” o mais eficiente", esquecendo que o mundo é a conexão do igual diferente.A outra face do diferente, o olhar que se busca na compreensão do outro, esta necessariamente em deslumbrar novos caminhos da pessoa enquanto ser único especial.Quando tratamos nosso aluno como ser que amamos tudo é possível.

    ResponderExcluir
  18. Reflexões
    FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL
    DURANTE A MINHA REFLEXÃO PERCEBI QUE; A IDEIA CENTRAL DO FILME É;CONTAR Á HISTÓRIA DE UM MENINO QUE TEM PROBLEMAS COM DISLEXIA, E O DESPREPARO DAS ESCOLA.ERA UM MENINO MUITO DEPENDENTE DE SEUS PAIS ATE PARA COMER A MÃE ESTAVA SEMPRE AJUDANDO, DIFERENTE DO IRMÃO QUE FAZIA VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO. TODOS RECRIMINAVA E NINGUÉM O ENTENDIA.
    EM CASA E NA ESCOLA, ELE ERA VISTO COMO UM IDIOTA, QUE NÃO CONSEGUIA NEM AO MENOS LER E ESCREVER E ISSO FOI DEIXANDO SUA AUTO-ESTIMA PARA BAIXO E COM OS DIAS NO INTERNATO NEM DESENHAR QUE ERA O SEU FORTE, ELE CONSEGUIA MAIS. DEVIDO A DISTANCIA DOS PAIS.
    COM A CHEGADA DE UM PROFESSOR SUBSTITUTO, RAN SHANKAR, DE ARTES, É QUE A VIDA DE ISHAAN COMEÇA A MELHORAR E A SER VISTA COM OUTROS OLHOS.
    E O FILME TERMINA EMOCIONANTE COMO FOI DO INICIO AO FIM.
    ISHAAN( O MENINO) VOLTA A SE TER ESPERANÇAS EM SUAS CAPACIDADES. É DE FATO UM FINAL MUITO FELIZ. EU ACHEI MUITO LINDO ESSA HISTÓRIA DE VIDA!!

    ResponderExcluir
  19. Reflexão
    Filme: O SEU NOME É JONAS( SURDEZ)
    O filme retrata a vida de Jonas, um menino surdo.Comparando a história do filme e com os dias de hoje, sabemos que ainda há discriminação por parte da sociedade e que a comunidade surda enfrenta muitas dificuldades, pois muitas vezes não são compreendidas, são vistas como doentes incapazes.
    A caminhada pela inclusão é longa. Começa pela luta pela igualdade de comunicação.A língua brasileira de sinais eu acho que deveria ser obrigatória como qualquer outra disciplina do ensino regular, objetivando erradicar a discriminação e o preconceito.
    gostei muito do filme!

    ResponderExcluir
  20. REFLEXÕES
    FILME; O Milagre de Anne Sullivann(cegueira e mental)
    A incansável tarefa de Anne Sullivann, uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller, uma garota cega e surda, se adapte e entenda pelo menos a parte as coisas que a cercam.
    percebi que,o comportamento inicial de Anne, não seria tarefa fácil conquistá-la,mas trata de uma criança nesta faixa etária onde há aspectos consideráveis, como fantasia imaginação lúdicidade o educador tem a seu alcance enorme possibilidades para aproximar-se do individuo em questão. Também apartir daí estabelecer limites, que são fundamentais para um desenvolvimento
    saudável. Percebe-se que a AFETIVIDADE é uma das características principais desta etapa da educação.

    ResponderExcluir
  21. Esta aula me ajudou muito em um caso que tenho onde leciono, agora vejo com outros olhos meu aluno, muito obrigado por me embasar melhor meninas do Raimundo Pombo

    ResponderExcluir
  22. reflexão do filme o seu nome é Jonas:Adaptações em estruturas físicas é necessário. mais nada supera o amor que uma educadora tem com suas crianças, onde enxergam dificuldades nós enxergamos possibilidades, excelente aula meninas.

    ResponderExcluir
  23. reflexão do filme de Anne :Primeiramente como todos os alunos, temos que ganhá-los com carinho, amor,paciência depois vem o que temos de experiência e embasamento para podermos construir uma sala, uma escola e uma vida melhor para essas crianças.

    ResponderExcluir
  24. Oi pessoal desculpe o sumiço (riso) gostaria de agradecer a compreensão de todos e dizer que fiquei muito feliz por ter feito parte do curso onde conheci novas pessoas e novos conhecimentos, espero que no próximo eu consigo participar até o final, abraços e parabéns a toda equipe da escola.

    ResponderExcluir
  25. Reflexão do filme O seu nome é Jonas: O filme mostra a dificuldade que poucas pessoas conhecem, a dificuldade que uma pessoa surda passa até ser compreendida e o quanto a comunicação é importante no nosso cotidiano. A língua de sinais pode ser alcançada por qualquer um e através dela o surdo pode facilmente se comunicar e assim diminuir a exclusão na sociedade.

    ResponderExcluir
  26. Reflexão sobre o filme O milagre de Anne Sullivan:Trata-se de uma história de uma grande professora que lutou pra ajudar uma menina cega e surda que tinha uma grande dificuldade em adaptar-se ao mundo que a rodeava, mostra situações difícil de se lidar, num tempo muito diferente de hoje, não que hoje seja mais fácil, apenas tem mais recursos.Um filme belíssimo que nos faz refletir sobre como lidar com os limites físicos e a realidade ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  27. Esse filme reflete, que devido às amarras tradicionalistas, a grande maioria das escolas que seguem essa metodologia, não estão preparadas para tratar ou para ao menos, conviver com alunos que sofrem de dislexia. No passado, a dislexia era tida como doença mental, associada à loucura ou ao retardamento. No exemplo retratado no filme, o personagem do aluno era visto pelo pai como preguiçoso e indisciplinado e sempre comparado ao irmão. O tio argumenta que uma escola tradicionalista resolveria o problema, já
    que esse tio estudo na mesma escola e concorda com o pai de que o sobrinho precisa é de disciplina. Esse tipo de diagnóstico leigo é muito comum em todas as esferas do nosso sistema educacional. As escolas estabelecem os limites de aprendizado e qualquer individualidade que fique muito fora da curva tida como ponto de equilíbrio é erroneamente tratada como especial. Seja do ponto de vista positivo ou negativo. São as pré-análises tanto do gênio quanto do disléxico. Enquanto um é tratado como celebridade na escola principalmente, o outro é tratado como escória ou descartável. Cabe ao profissional da educação, ter além de sua capacidade de educar, a sensibilidade de perceber esse tipo de distúrbio neurológico e trabalhar em conjunto com outros profissionais e a família, a fim de permitir a esse aluno, a capacidade de integrar-se à sociedade.

    ResponderExcluir
  28. O filme retrata a realidade de uma criança surda, chamada Jonas, que enfrentou uma série de problemas junto com a família.Internado equivocadamente por três anos em um hospital para retardados. Após perceberem que seu diagnóstico estava errado, e que ele era surdo, deixa a instituição e passa a permanecer com a família, em casa.Realmente aí começa o confronto com a realidade e percebo que sempre as “mães “é que fazem a diferença com os filhos pois não os abandona nunca.

    ResponderExcluir
  29. O filme conta a história de uma grande e persistente professora que lutou para ajudar uma menina cega, muda e surda que tinha uma grande dificuldade em adaptar-se ao mundo que a rodeava.
    A menina controlava a casa, o comportamento, e não saber o que é um “não”. Anne sua professora era formada e terminou o curso superior, foi a primeira aluna cega e surda, não foi bem recebida pelo pai de Anne Hellen e chegou a dizer “ esperem que uma criança ensine outra” Anne era cega e fez cirurgias nos olhos usando óculos escuros para proteção do sol e convivia com cegos por isso o desafio era tão grande, explicar a uma criança como viver e entender o mundo. Como ser recebida como normal, como ensinar a alguém já com 7 anos que não aprende nada.
    Hellen não tem disciplina nenhuma e Anne usa o tato para ensiná-la numa linguagem real e Hellen desenvolve uma seqüência de palavras associadas aos gestos das mãos.
    Anne usa o alfabeto Braille para a menina Hellen que aos 10 anos começa a falar. A professora enfim vence a menina, que passa a conhecer o nome de arvore, chão, degraus, professores, começa a encostar-se nas coisas e conhecê-los.Pude perceber que sempre haverá tropeços, mas que precisamos enfrentá-los com o conhecimento e boa vontade.

    ResponderExcluir
  30. CREUZA- FILME COMO ESTRELA NO CÉU TODA CRIANÇA É ESPECIAL
    Este filme retrata a história de uma criança com dislexia, que repetiu de ano o terceiro período e corre o risco de repetir de novo.Seu pai acredita que o menino é indisciplinado e o coloca em um internato.Ele sente muito a falta do irmão e da mãe e sofre muito com a incompreensão de todos até que conhece um professor com uma metodologia pautada no amor e o compreende mostrando que é possível aprender a ler com carinho e paciência.
    IVONE- O filme-"Como estrela no céu, toda criança é especial", conta a história de um menino que sofre de dislexia e não sabe ler, é discriminado por todos e não conta com o apoio do pai que acha que é indisciplina e o coloca num colégio interno com metodologia rígida.Mas aparece um o professor substituto com métodos simples que ensina com amor tirando-o do abismo que se encontrava.

    ResponderExcluir
  31. CREUZA-O filme” E SEU NOME É JONAS”-A primeira vez que assisti este filme foi no CAS-com professor Rogério e me fez refletir muito.Entendi como meu professor se sentia, pois ele é surdo.Hoje com estudos sobre a Educação Inclusiva enxergo com os olhos das crianças e como a gente erra querendo acertar.Mas nunca é tarde e só basta querer.
    Ivone- O filme “E seu nome é Jonas” me fez ver o mundo com outros olhos.Agimos na ignorância e muitas vezes não temos conhecimento da importância de ser diferente.

    ResponderExcluir
  32. CREUZA- Sinopse-A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
    Este filme me mostra que todo cidadão deve conhecer seus direitos e lutar por eles.A professora mostrou muita persistência por ter enfrentado muitos problemas aceitou como desafio ensinar alguém como Hellen que não conhecia a palavra “não” e controlava tudo e todos.A prepotência do pai em uma sociedade dominadora e a submissão da mãe que obedecia sempre para o marido. Hoje ainda convivemos com situações como esta em plena globalização e ainda escutamos professores dizer não estar preparadas para alunos com deficiências.


    IVONE- A história de Anne Sullivan conta a persistência de uma professora em provar que uma menina cega, surda, e muda é capaz de pensar, produzir e até se comunicar com outras pessoas, num período em que ninguém acredita na sanidade das pessoas com essa deficiência.
    Anne entra em conflito com os pais que sempre sentiam pena da menina e a mimavam e não ensinavam nada a pequena, nem tão pouco tratava como criança. Como os pais deram um voto de confiança àAnne que conseguiu avançar, naquilo que ela acreditava. Para tal teve que contrariar a vontade dos pais da adolescente e confronta-los com a sua decisão de coragem tomando por alguém que acreditava no que queria conseguir alcançar o seu objetivo.
    Defender a escola inclusiva é dever de todos nós!

    ResponderExcluir
  33. CREUZA-
    PARABÉNS EQUIPE GESTORA, tenho muito orgulho de fazer parte do quadro de Profissionais da Educação desta conceituada Instituição de Ensino, porque é assim que me sinto. Participar deste curso”Reflexões sobre a prática inclusiva na escola” com uma metodologia aberta ao diálogo com diversas atividades utilizando recursos de multimídia, tanto para a apresentação do conteúdo como para manejo e leitura das imagens, filmes, textos, plenárias e leituras complementares nas horas semipresenciais e o mais importante valorizar cada participante incluso no curso e confraternizar um delicioso jantar de encerramento com colegas batalhadores e compromissados da nossa escola e da escola vizinha “EMEB Joana Darc de Souza” com a certeza de que não encerra aqui o aprendizado, agora é só colocar em prática tudo o que foi discutido e partilhado.Espero que não esqueçam de mim e agradeço a Deus a oportunidade de trabalhar e estudar junto com vocês.Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  34. CREUZA-
    Marierbe da” EMEB Floriano Bochenecki foi um prazer tê-la em ter nós .

    ResponderExcluir